Principais causas de vazamentos?

Principais causas de vazamentos

A velha frase prevenir é melhor do que remediar vale praticamente pra tudo. Afinal, a prevenção evita diversos transtornos que determinadas situações podem causar. No caso de vazamentos de água em imóveis, isso também é correto.

Saber quais as principais causas de vazamentos evita que você tenha gastos desnecessários no futuro, e se estresse com reparos, conserto s e reformas.

E são justamente essas dicas que daremos a você a seguir.

 

Falhas físicas entre as principais causas de vazamentos

Falhas físicas que causam vazamentos

Muitos vazamentos ocorrem justaente devido a falhas físicas, que, muitas vezes, são oriundas das variações estruturais das tubulações da encanação do local. Essas variações são causadas, geralmente, por dilatações e contrações em decorrência de variações constantes de temperatura.

Já essas mudanças de temperatura podem ser ocasionadas por questões atmosféricas (basicamente mudanças climáticas), pelo local no qual as tubulações estão localizadas, ou em decorrência da passagem de produtos quentes e frios no interior dessas tubulações.

Para que o usuário evite esse problema, a solução é usar tubos dentro dos limites de resistência que cada um oferece. Essa resistência já vem aprovada, certificada e planejada de fábrica para se utilizada em determinados tipos de instalações.

Dessa forma, evita-se que a tubulação fique exposta ou entre em contato com máquinas ou locais onde as temperaturas são muito elevadas e podem danificar os canos.

 

Falhas químicas entre as principais causas de vazamentos

Falhas químicas que causam vazamentos

Entre as falhas químicas que podem acometer as encanações de um local, certamente uma das principais causas são os componentes químicos corrosivos. Porém, até mesmo a água pode causar corrosões com o passar do tempo caso as tubulações não estejam devidamente protegidas.

Outro fator de risco muito comum que provoca vazamentos em decorrência de falhas químicas é a poluição ambiental, como ar poluído por vapores que sejam ácidos, ou até mesmo chuvas ácidas.

Some-se a isso o fato de que as encanações de um local perdem gradativamente sua proteção galvânica como expostas a soldas, parafusos, porcas, emendas, entre outros processos que vão danificando aos poucos as tubulações.

Em relação a evitar esse tipo de problema, a única maneira de evitar isso é se certificar de que os tubos usados receberam proteção superficial adequada para, pelo menos, resistir ao contato com materiais químicos corrosivos. Caso seja possível, também é aconselhável

evitar o contato da encanação com contaminantes externos e internos.

Outro procedimento que também ajuda a conservar melhor as tubulações nesse sentido é reforçar a galvanização da estrutura usando produtos específicos no momento que você ou um encanador fizer uma solda ou emenda nos canos. Como exemplo de procedimento, citamos a galvanização instantânea a frio.

 

Falhas mecânicas entre as principais causas de vazamentos

Falhas mecânicas que causam vazamentos

Aqui, temos danos físicos causados por pancadas, atritos (como contato com material abrasivo dentro e fora do encanamento), ou mesmo tensões (como falhas estruturais, deslocamento por variação de alicerce e estrutura suspensa e mal apoiada).

O bom é que, dentre todas essas falhas que podem causar vazamentos, esta aqui é uma das mais simples de evitar. Basta ficar bastante atento ao local das instalações, e não deixar nenhuma parte das tubulações exposta e vulnerável à queda de qualquer objeto.

Em suma, é possível evitar especificamente esses transtornos por meio de atitudes simples, e que garantem uma melhor preservação das encanações do local.

 

Tubulações antigas entre as principais causas de vazamentos

Tubulações antigas que causam vazamentos

Em se tratando de vazamentos provocados por desgastes, certamente uma das causas mais comuns é a idade da tubulação em si. Há cerca de uns 30 anos atrás, os canos eram produzidos em ferro fundido e galvanizado.

No dia a dia, esse mesmo ferro passa constantemente por um processo de oxidação, devido principalmente à ação da água. Com isso, a passagem é obstruída e ocorre corrosão, com a obstrução diminuindo o diâmetro do tubo, e ao mesmo tempo a vazão da água.

E, para aumentar essa vazão, sobe-se a pressão na rede hidráulica. E é por isso que conexões e juntas são danificados, provocando vazamentos.

Nesses casos, a melhor solução continua seno a substituição das tubulações antigas pelas novas. As mais indicadas são aquelas confeccionadas em polietileno de alta densidade (as chamadas PEAD). Ainda assim, o desgaste no tempo é inevitável para qualquer tipo de encanamento.

O ideal é sempre que você perceber alguma mancha na parede, ou que a pintura está ficando desbotada, ou até mesmo que os azulejos estão descolando, é preciso fazer uma revisão nas instalações do local, e em muitas ocasiões substituir as instalações mais antigas.

Preciso içar atento também a odores fortes e também ao aumento repentino da conta de água, pois todos esses são sinais de que pode estar acontecendo algum vazamento devido ao desgaste de instalações hidráulicas.

 

Pressão da água entre as principais causas de vazamentos

Pressão de água causa vazamento

A pressão que a água exerce dentro dos encanamentos é uma forma de prejudicar a tubulação do local, provocando vazamentos. Além de obstruções na parte interna dos canos, há também a questão de haver o congelamento da água e sua expansão no sistema pra que a pressão aumente, especialmente, em locais mais frios.

Outro dos motivos que leva a pressão da água aumentar e acusar vazamentos é por conta das raízes das árvores que podem fazer comprimir os tubos da encanação. Isso acontece porque existem algumas árvores cujas raízes se expandem demais pelo solo, o que também pode provocar rompimento das tubulações de um imóvel.

Esse tipo de vazamento por pressão maior da água também é bastante comum onde o abastecimento é escasso, e para alcançar níveis maiores do líquido, ele é submetido a uma pressão maior.

Ou seja, diversos tipos de pressão podem causar rachaduras e até rupturas da encanação de um local, e a forma de prevenir isso é fazer a instalação de uma tubulação que aguente uma força maior da água.

 

Instalação incorreta ou deslocamento dos canos entre as principais causas de vazamentos

Instalação incorreta causando vazamentos de água

A colocação incorreta de uma tubulação pode facilmente provocar vazamentos futuros, mesmo que sejam erros pequenos, que podem passar despercebidos. Por isso, tubos e suas conexões devem ser instalados de forma correta, obedecendo os parâmetros de cada encanamento.

Deslocamentos ou movimentação dos canos também podem causar esse tipo de transtorno, especialmente à medida que o imóvel (e suas instalações) fica mais velho. Ou seja, o terreno onde foi construído, inevitavelmente, passa por mudanças e tensões geradas por sucessivas variações de temperatura.

As fundações podem simplesmente deslocar e afundar com o passar do tempo, o que acaba provocando a movimentação das instalações hidráulicas também. Tudo bem que, na maior parte das vezes, esse deslocamento é gradual e praticamente imperceptível, mas, canos fora do lugar, uma hora, causam algum tipo de problema.

 

Consequências imediatas dos vazamentos de água

Consequências imediatas dos vazamentos de água

É importante ficar bastante atento a alguns sinais que podem mostrar que vazamentos podem estar acontecendo em seu imóvel, e assim, realizar o conserto se for algo simples, ou chamar um profissional qualificado para resolver o problema.

Entre as principais consequências, podemos citar:

Conta de água com consumo elevado

Caso a sua conta dê um valor mais alto do que o normal de uma hora para outra, é um forte sinal de que vazamentos estão acontecendo em sua residência.

Torneira ou chuveiro pingando

Outra situação que não é nem um pouco normal, e que pode mostrar que esteja acontecendo algum vazamento na sua casa é se torneiras e chuveiros começarem a pingar incessantemente. Nesse caso, pode ser uma simples peça de vedação que está gasta, e você mesmo pode fazer

o reparo.

Manchas escuras nas paredes

Vazamentos quando ocorrem nas paredes costumam deixar rastros bem visíveis. E isso inclui deixar o local bem úmido e com manchas bem aparentes. Até houver azulejos no local, é possível observar se eles estão se deslocando, o que também pode ser sinal de um vazamento interno.

Pingos ou manchas escuras nas lajes

Caso haja manchas escuras ou mesmo pingos no teto do imóvel, é necessário resolver o problema com urgência, pois, muito provavelmente, está acontecendo um vazamento ali.

Alguns desses sinais são apenas indicativos, mas não a certeza absoluta de que sua imóvel está com vazamentos. O mais apropriado é procurar um profissional qualificado para casos nos quais você não tem como resolver, como, por exemplo, em situações em que seria preciso quebrar a parede ou o piso.

Em geral, são problemas de fácil resolução, que podem ser resolvidos com a troca de materiais gastos ou danificados por novos. Ainda tem a vantagem de muitos encanadores atualmente fazerem uso de equipamentos modernos para localizarem exatamente onde está o problema, evitar ter que demolir boa parte do local.

Portanto, fique atento a essas dicas, e sempre esteja preparado para chamar um encanador profissional sempre que julgar que seja necessário.

CAÇA VAZAMENTOS NA SUA REGIÃO, ÁGIL E COM RESPEITO

Caça Vazamentos Zona Leste, Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e São Paulo Capital.

(11) 2879-9700 Ligue Agora ou Conecte pelo Whatsapp (11) 97084-1278
 
Caça Vazamentos na Região

Prestação de serviços em todas as regiões de São Paulo e Capital.

Agilidade no Serviço

Agilidade na chegada, detecção e reparo do local com vazamento de água.

Respeito ao Cliente

Nossas soluções são executadas priorizando e respeitando nossos clientes.

 
-5%→